Siga a etiqueta corporativa para se diferenciar

0
Blog

A etiqueta corporativa, popularmente falando, é o saber se portar dentro de uma organização. Em um mercado de trabalho tão competitivo, que tem um bom comportamento pessoal pode se diferenciar no dia a dia e ampliar as oportunidades na carreira.

De acordo com Márcia Karelisky, coach pessoal e profissional, normalmente as pessoas que adotam a etiqueta corporativa como parte de seus hábitos. Dessa forma, ela esclarece que tratam-se de pessoas que sabem respeitar as regras básicas de conduta, apresentam comportamentosde excelência, portam-se com autoconfiança e desenvoltura.

“E, consequentemente, acabam por divulgar uma boa imagem pessoal e da empresa onde trabalham. É encantar clientes internos e externos”, afirma a diretora da ComunicAto Consultoria.

Em um mercado de trabalho tão competitivo, ela garante que um bom comportamento pessoal pode ser o diferencial para a carreira. “Trabalhar o marketing pessoal garante uma presença marcante para quem deseja se destacar no mundo corporativo. Não basta aprimorar as competências técnicas, é fundamental que se otimize as competências comportamentais”, declara.

No entanto, a consultora em Comunicação Humana, Fernanda Lobo, lamenta que infelizmente nem todos compreendem o que é um bom comportamento pessoal. “Já presenciamos executivos de alto escalão chegando com uma hora de atraso ao almoço de negócios, sendo deselegantes com uma funcionária, subindo pelo elevador falando ao celular e dando boas tragadas onde se lia “é proibido fumar””, exemplifica.

Manual

Para facilitar a compreensão do tema, as especialistas orientam sobre como se comportar, o que falar e, principalmente, o que não fazer e não dizer em diversas situações. (Confira o quadro abaixo).

No caso da entrevista de empregos, Márcia afirma que é preciso chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência e vestir-se adequadamente, de acordo com a empresa, que pode ser mais formal ou informal. “Importe-se sim com o seu visual, pois no tripé voz, expressão corporal e linguagem, ele é responsável por 55% da sua comunicação”, orienta a coach.

Durante uma apresentação para plateia Fernanda lembra que o gesto é complementar a fala e deve ser natural.

“Olhar para um ponto fixo na plateia é uma péssima ideia e pode constranger um interlocutor”, alerta. Nessa situação, a postura deve ser ereta, com os pés paralelos, joelhos levemente flexionados e, acima de tudo, confortável.

“Cuidado com posturas rígidas demais, sem querer, você pode parecer pedante” diz.

Postura

Ao executar um trabalho em equipe, as especialistas ressaltam que é preciso respeitar o colega e reconhecer que todos temos virtudes e fraquezas. “Procure valorizar aquilo que seu colega tem de bom e, se possível, o ajude nos pontos fracos. Todos ganham desta forma”, observa Fernanda ao destacar que parceria é a chave de sucesso. “O desrespeito para com os seus colegas só vai gerar mais tensão no dia a dia de trabalho. Seja assertivo, mas não deselegante. Desta forma, você também será respeitado”.

A comunicação escrita deve ser sucinta e específica. Durante uma reunião de trabalho, o importante é eleger um líder que conduza do início ao fim, moderando a fala dos participantes. “Reunião sem pauta e sem líder é como um barco à deriva, qualquer destino serve. Cuidado com a linguagem prolixa! Isto demonstra falta de treino prévio”, alerta Márcia.

Em ambientes sociais e formais, a dica é ser alegre, participativo e fugir de assuntos polêmicos. “Converse sobre outros assuntos e não apenas do dia a dia de trabalho”, diz Fernanda.

Entrevista de emprego

  • Falar sobre seus projetos de sucesso, valorizar aquilo que você tem de bom sem parecer exibido.
  • Passar a informação da forma mais atraente possível, explore.
  • Falar sobre seus fracassos, sobre seus pontos fracos, falar demais.
  • Mostrar uma atitude pessimista perante a vida.

Apresentação para grande plateia

  • Procure iniciar a sua apresentação com alguma pergunta ou com algo que desperte a curiosidade do público-alvo.
  • Mantenha um certo ritmo, ora falando mais depressa, ora mais devagar.
  • Varie a intensidade da sua voz, de acordo com o grau de relevância de determinada informação.
  • Jamais inicie com então!
  • Nunca diga era isso que eu tinha para dizer.
  • Não ande de um lado para o outro várias vezes.

Trabalho em equipe

  • Seja participativo, procure ser um bom ouvinte, acolha os pontos de vista de uma maneira geral e não deixe de expor o seu. Crie empatia.
  • Para que tudo flua bem, é necessário saber se todos estão cientes e alinhados em torno de um objetivo comum. E que metas deverão ser desenhadas.
  • Nada mais desagradável do que querer ser o dono da verdade o tempo inteiro. Isso mostra claramente a sua inflexibilidade diante do trabalho em equipe.
  • Se cada um achar que é para fazer de um determinado jeito e ninguém se comunicar, a chance de retrabalho é enorme e só gerará desgaste entre o grupo.

Reuniões no dia a dia de trabalho

  • A pauta clara é o item mais importante da reunião. Estipular um horário de início e término para a reunião, faz com que todos os envolvidos planejem-se e sejam assertivos.
  • Apresentações longas em power point que são lidas pelo apresentador, tornam o ambiente monótono. Falar sobre o projeto torna as reuniões mais dinâmicas e produtivas.
  • Nada mais desagradável do que reuniões sem pauta e sem hora para acabar. Tempo é dinheiro!

Ambientes sociais formais

  • A elegância é a arte de se fazer notar sem querer aparecer. A melhor dica para ser elegante no mundo corporativo é não ser um elemento destoante.
  • Não há espaço para exageros nem na forma de se vestir, nem de maquiar, nem de falar. Quanto mais discreto, melhor. A famosa dica de usar no máximo 3 cores cabe perfeitamente aqui.

Envio de respostas de e-mail

  • A comunicação escrita deve ser um reflexo da nossa comunicação verbal, isto é, da nossa elegância ao falar.
  • Palavras mágicas, como “bom dia”, “tudo bem”, “obrigado” devem ser usadas da mesma forma que usamos na fala.
  • Não contextualizar o assunto, redigir enormes parágrafos, ser prolixo e inconclusivo.
  • Jamais discuta por e-mail, esta não é a ferramenta ideal para conversas decisivas. Marque uma reunião, o olho a olho ainda é a melhor forma de interação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts