Vocês devem concordar comigo que a comunicação é a habilidade mais importante da vida. Passamos a maior parte das nossas horas de vigília nos comunicando.
Durante o processo comunicativo, existem alguns comportamentos que permeiam as nossas relações no dia a dia, tanto com amigos e familiares, quanto no ambiente profissional com os nossos colegas de trabalho e líderes.
Esses comportamentos são chamados por Vera Martins de: passivo, agressivo e assertivo. Vera é Psicóloga, Coach, e Autora do livro Seja Assertivo.
A Autora, em seu blog, explica que a assertividade remonta da década de 1970, período em que os terapeutas criaram um protocolo para tratar seus pacientes que sofriam de ansiedade, utilizando a assertividade como solução terapêutica e apoiada na psicologia cognitiva. Os terapeutas diagnosticaram, nesses pacientes, dificuldades de expressão como: dizer não, dar limites, expressar sentimentos negativos e preocupação excessiva com a satisfação das expectativas dos outros. Perceberam que ao desenvolver a assertividade, os pacientes libertavam-se dessas amarras emocionais e crenças limitantes.
Foi só a partir dos anos 2000 que a assertividade entrou para valer no mundo corporativo.
Outro pesquisador importante, Daniel Goleman, mostra que a quinta habilidade da inteligência emocional, a gestão dos relacionamentos, tem como base uma comunicação empática, clara e verdadeira, que é a comunicação assertiva. Com isso, podemos concluir que a comunicação assertiva alimenta o ciclo virtuoso da inteligência emocional. É nesse ponto que essas duas competências “soft skill”, comunicação assertiva e inteligência emocional, se interligam e alavancam sua carreira e sua vida pessoal. Para ser assertivo você precisa ter inteligência emocional, e para ser inteligente com suas emoções, você precisa ser assertivo.
Se você é do tipo que não expressa as suas necessidades, pensamentos e sentimentos, os outros determinem suas necessidades e desejos, saiba que você está adotando um comportamento passivo.
Ao adotar esse comportamento, você se sente impotente e frustrado por não ter êxito nos seus objetivos. Essas experiências negativas derrubam a autoestima e comprometem seu auto respeito, com isso, você perde o respeito dos outros.
As pessoas não assertivas, tendem a pensar na resposta, depois que a oportunidade passou.
O passivo se ressente consigo mesmo, ficando com aquela sensação altamente desconfortável de ter “engolido um sapo”
Agora se você é do tipo que expressa seus desejos e necessidades de maneira negativa e hostil, na medida em que não considera os direitos do outro, você está adotando um comportamento agressivo.
Nesses casos, o seu objetivo é vencer; sempre. Você costuma depreciar ou ignorar o outro e age com agressões diretas e indiretas fazendo uso de ironias, sarcasmos e seduções.
Por fim, você pode ser mais do tipo assertivo. Ou seja, se você é do tipo que expressa suas necessidades, pensamentos e sentimentos, honesta e diretamente, sem violar os direitos do outro, você está fazendo uso de asserção que é: “isto é o que eu penso; isto é o que eu sinto; isto é o que eu quero”.
Nesses casos, você se respeita e o outro se sente respeitado. Você não passa pela vida cheia de inibições, cedendo a vontade alheia, guardando desejos dentro de si. Ou ao contrário, destruindo outros a fim de atingir seus objetivos. Acaba por desenvolver controle de si mesmo nas relações. Sente-se confiante, é espontâneo na expressão dos sentimentos, sem hostilidades nas situações eventuais de invasão por parte das outras pessoas.
As pessoas assertivas, tendem a ser vistas como autoridade. Não no sentido de serem mandonas, e sim no sentido de alguém que tem domínio do assunto. Posso sim ser autoritário sem ser mandão e sem ser agressivo. Nesse caso é o comportamento assertivo, mais flexível quem domina.
Quer saber mais sobre assertividade?
Assista esse vídeo e venha participar da nossa LIVE sobre Comportamento Assertivo no dia 25/03/2021 com a Advogada Renata Simon, uma profissional com muita experiência no mercado de fusões e aquisições, que sempre precisou se relacionar em um mundo predominantemente masculino.
A assertividade nas negociações é uma característica importante, uma vez que cria um caminho mais claro para se chegar ao resultado pretendido.
Essa será uma oportunidade única de discutirmos um tema atual e importante para o desenvolvimento da Essential Skill: Comunicação!
Anota na agenda:
LIVE transmitida pelo nosso canal no youtube – https://youtu.be/eDFjEtxF9GY