Comunicação ineficiente gera exaustão e desânimo no trabalho

0
Blog

O trabalho tem te deixado estressado? A desorganização das informações que circulam entre as equipes da empresa é o principal motivo da dor de cabeça diária no ambiente profissional.

Uma simples melhora na comunicação entre os funcionários já diminuiria o problema. “Quadro com as metas da semana, agenda compartilhada e organizada, definição de processos internos e objetivos claros resolvem 80% dos desvios de comunicação entre a equipe”, orienta a especialista Fernanda Lobo, da ComunicAto Consultoria Empresarial.

Segundo pesquisa da Wrike, o desencontro de informações causa estresse no ambiente de trabalho. “Não há como não se irritar quando você tem desperdício de tempo e de dinheiro ou mesmo retrabalho pelo simples fato de uma informação importante não ter sido repassada”, afirma Fernanda.

O excesso e o acúmulo de trabalho e a dificuldade de se realizar algumas tarefas também contribuem para o aumento do estresse, tanto nos colaboradores, que vão acumulando serviço, como nos gestores, que sentem a necessidade de ficar cobrando tarefas não realizadas dentro prazo e com a qualidade exigida.

“Aqui vale avaliar se o colaborador que foi designado para determinada função tem a competência desenvolvida para cumpri-la. De nada adianta deixar claro o que se espera daquele liderado, se ele, por si só, não tem a competência desenvolvida para tal. As avaliações de desempenho são importantes sim, mas não devem ser usadas de forma isolada. Concomitantemente, é necessário investimento no desenvolvimento dos colaboradores com treinamentos de comunicação, técnicas de feedback e conversas decisivas, além de Coaching”, orienta Fernanda.

Empresas multinacionais que possuem operação em países diferentes, mas não conseguem promover contato rápido e eficaz entre suas equipes devido à distância, precisam se voltar à solução imediata desse problema. “Os dados e as informações importantes para a atuação do colaborador devem estar à disposição e serem atualizadas de forma constante, principalmente, se outras equipes as têm. Uma alternativa é o bom uso das tecnologias”, indica Fernanda.

A consultora em comunicação dá algumas orientações para gestores, a fim de se evitar o estresse:  

  • Comunique-se com a equipe: dê abertura para que todos conversem com você evitando o “gelo” entre a equipe, que vai ficar mais motivada;
  • Respeite o limite de sua equipe e desenvolva as competências necessárias: colaboradores pressionados não rendem como poderiam e, consequentemente, não atingem o objetivo esperado;  
  • Faça confraternizações: para ter uma equipe mais próxima e produtiva, crie oportunidades de passarem momentos divertidos juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts